sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Regulamento do CG Perpetua a Falta de Representatividade deste Conselho

O Presidente do CG enviou há dias a todos os membros do CG uma proposta sua de novo Regulamento deste Conselho, a ser discutida na reunião de 10 de fevereiro. Nessa proposta não se corrige o vício de falta representatividade que fere o CG, anomalia que eu tenho apontado e pedido para ser emendada, sem ter tido qualquer eco dentro do CG.

Qual é a falta de representatividade do atual CG?
Nos 12 membros que representam os professores no CG, apenas metade das Faculdades (7 de 14) estão representadas no CG, sendo que a FEUP têm a fatia de leão (4 membros), seguida FMUP (3 membros). Podemos dizer que o atual CG representa a apenas Engenharia e as Ciências da Saúde (6 membros: 3 da FMUP, 1 da FFUP, 1 da FPCEUP, e 1 do ICBAS), sobrando apenas um representante para a FLUP e nenhum para metade das Faculdades da nossa Universidade.

Como se corrige esta desarmonia?
Simples: aumentando para 14 o número de representantes dos professores (o que a lei permite e o CG pode deliberar), passando, através de novo regulamento, cada Faculdade a eleger o seu representante no CG, tal como voltei a propor ao Presidente e aos meus colegas do CG em email que lhes enviei ontem e que pode ser lido aqui:

Se houvesse vontade democrática, o erro de representatividade do CG seria facilmente corrigível pelo próprio Conselho. Mas não tem havido.

Sem comentários:

Enviar um comentário