terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Futuras obras no Pavilhão Rosa Mota inviabilizam que a Mostra da UP seja no Palácio

Dizem-me que o Rosa Mota entrará dentro dos próximos meses em obras de requalificação. Googlei “obras Rosa Mota” e encontrei notícias da Lusa referentes a “concurso público internacional” da CMP (autorizado pela Assembleia Municipal do Porto em reunião de novembro passado) para a reabilitação, requalificação e exploração do edifício sem custos para a CMP e com a contrapartida da sua exploração durante 20 anos para quem pagar as obras (reservando a CMP a possibilidade de vir a ter que contribuir com 25% para o consórcio a criar). Os concursos públicos internacionais têm que respeitar prazos legais europeus, não sendo de prever que a assinatura do contrato de adjudicação e início das obras se faça antes da data prevista para a Mostra da UP (daqui a dois meses).

A Alfândega é um excelente espaço para conferências e reuniões mas desadequado para uma exposição que propicie alta mobilidade aos visitantes, como é requerido pela Mostra da UP que tem funcionado às mil maravilhas no enorme “open space” oferecido pelo Rosa Mota.

Se se confirmar que o início da obra de requalificação do Pavilhão Rosa Mota não será antes do meio de março, parece-me sensato que a Reitoria da UP inquira junto do Vereador da Cultura da CMP (e Prof. da UP), Paulo Cunha e Silva, se será possível realizar a Mostra da UP no Rosa Mota em março (para quando está agendada a adjudicação efetiva da obra?).


É que é o Palácio é mesmo o espaço ideal para a Mostra da UP.

Sem comentários:

Enviar um comentário