sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Reunião do CG de 16 de Janeiro de 2014: Informações e Decisões

Esta reunião decorreu na Sala do Conselho Científico da Faculdade de Direito da UP, iniciando-se às 14.30.

Assuntos de Antes da Ordem do Dia:

I. Informações do Presidente do CG:

1. A reunião do CG de 8 de maio é antecipada para 24 de abril para se poder cumprir o prazo legal de aprovação das contas das Faculdades.
2. Haverá reunião extraordinária do CG a 10 de julho para se poder cumprir prazo legal de aprovação das contas consolidadas da UP.
3. O Presidente do CG foi recebido pelo Secretário de Estado do Ensino Superior, tendo indagado sobre o processo de aprovação dos novos Estatutos da UP. O documento foi enviado ao ministério a 17 de novembro pelo Conselho de Curadores da UP. Encontra-se em apreciação pelo seu gabinete jurídico. O Presidente do CG lembrou ao Secretário de Estado que o prazo legal, previsto no RJIES, é de 60 dias e que está quase a esgotar-se. O Secretário de Estado mostrou-se muito interessado em conhecer o relatório de apreciação do exercício dos primeiros 5 anos do regime fundacional pela UP. Este relatório encontra-se em fase de elaboração final pela Comissão de Governação que o apresentará à próxima reunião do CG.

II. Esclarecimentos do Reitor a temas propostos por mim próprio (Artur Águas)

1. Informações sobre o assunto “Museus da UP”:

O Reitor informou que estão a ser criados dois novos Museus na UP, ambos sob a direção do Prof. Doutor Nuno Ferrand:

- Galeria da Biodiversidade que ocupará a Casa Andresen (no Jardim Botânico): irá incluir um primeiro espaço organizado em 4 módulos referentes à conservação das espécies (nas seguintes vertentes: estética, científica, ética e económica). Terá também secções sobre os seguintes temas: seleção natural; diversidade genética, de tamanho, cores e formas dos animais; homologias entre animais; o duo: animal predador /animal sua vítima; organização do sentido da visão nos seres vivos; a diversidade dos seres humanos que falam português.

- Museu Central da Universidade que ocupará a metade sul do edifício da Reitoria (todos os 4 andares). Terá os seguintes componentes: laboratório de química Ferreira da Silva (logo junto à entrada principal virada para a Cordoaria); museus de geologia e mineralogia; museu de instrumentos científicos; pátio dos dinossauros; herbário e área de zoologia; arqueologia e etnografia; história da Grécia e do Egipto Antigos; espaço de conchas e borboletas; evolução dos vertebrados; evolução do Homem; módulos interativos.

O dossier dos Museus foi entregue para gestão pela Vice-Reitora, Prof. Doutora Fátima Marinho. A sugestão do CG, o Reitor comprometeu-se a convidar o Prof. Doutor Nuno Ferrand a fazer uma exposição aos membros do CG no início da próxima reunião sobre estes novos Museus.

2. Informações sobre agendamento em 2015 da concretização de propostas do programa eleitoral do Reitor:

- Congresso da UP, adiado para 2016.
- Orquestra Clássica da UP: a orquestra da FEUP está a ser reorganizada com a colaboração do maestro Ferreira Lobo no sentido de se transformar no futuro na Orquestra Clássica da UP.
- Revisão do modelo de avaliação docente: o Reitor tem insistido com os diretores das Faculdades para que o apliquem o mais breve possível, mesmo sem revisões.
- Recuperação da Quinta Lamas: a obra só será abordada quanto as obras dos envolventes externos dos campi estiverem concluídas.
- Recuperação do Estádio Universitário: não há de momento verba para a realização desta obra.

Modo de eleição do Próximo CG: foi solicitado ao Conselheiro Pacheco Pereira que apresente a uma futura reunião do CG um estudo seu sobre as várias modalidades de métodos eleitorais, para que depois o CG delibere sobre o assunto.

II. Informações do Reitor:

1. Ação Social: houve problemas a nível nacional na atribuição de bolsas aos estudantes que, no entanto, não afetaram o processo na UP por ter sido a mais lesta das universidades portuguesas a tratar deste assunto.
2. Foi assinado consórcio que criou a U.Norte, tendo o Reitor da UP sido escolhido como coordenador do consórcio para o seu primeiro biénio.
3. Avaliação da FCT de centros de investigação: o Reitor repetiu as críticas ao processo que foram publicitadas pelo Conselho de Reitor e informou que a reitoria da UP está a ponderar apoiar financeiramente, de modo transitório, os centros de investigados sediados na UP e que, como resultado da avaliação, serão injustamente subfinanciados nos próximos anos.

Assuntos da Ordem do Dia:

1. Aprovação da ata da reunião de 14 de novembro de novembro.

O Reitor propôs uma alteração do texto consistindo em acréscimo de palavras (as que estão em sublinhado em baixo), a um dos parágrafos do projeto de ata, o qual que se transcreve de seguida:
“Artur Águas congratulou o Reitor pela agilidade e o interesse com que foram tratados os pedidos de bolsas dos estudantes. Posteriormente questionou o Reitor sobre a política adotada pela equipa reitoral em relação às consultas de saúde dos estudantes e funcionários, ao que o Reitor esclareceu que esta situação não sofreria alterações, quanto aos estudantes”.
Artur Águas considerou que o texto original do parágrafo, sem o acréscimo proposto, reproduzia fielmente o que fora dito na reunião e por isso votou contra esta adição. Todos os outros membros do CG votaram a favor da alteração. A ata foi aprovada por unanimidade (com exceção da dita alteração).
Ainda sem a emenda aprovada (e que está acima citada), o texto da ata pode ser lido no seguinte link:
https://drive.google.com/file/d/0B0Hxw1-OkthJZXBnUUt6RWF4MVE/view?usp=sharing

2. Apreciação e aprovação do Plano de Atividades para a UP em 2015 (proposta do Reitor).

Este plano recebeu parecer favorável de todas as quatro Comissões do CG. Em duas destas Comissões (“Governação” e “Ensino, Qualidade e Avaliação”) o parecer favorável foi aprovado por unanimidade; em outras duas (“Planeamento e Financiamento” e “Investigação, Inovação e Internacionalização”, a que pertenço) foi aprovado por maioria.
O Plano de Atividades para 2015 foi aprovado por maioria com um voto contra (Artur Águas), tendo eu feito declaração de voto reafirmando em síntese as razões que estão esplanadas em detalhe no texto anterior deste blog (“Plano de Atividades da UP para 2015: a minha opinião pessoal”), o qual eu enviara na segunda-feira passada a todos os elementos do CG.
O Plano de Atividades aprovado pode ser lido no seguinte link:
https://drive.google.com/file/d/0B0Hxw1-OkthJNnFtN2VJNTMyQUE/view?usp=sharing

3. Programas das Ações das Comissões Permanentes do Conselho Geral para 2015.

No essencial, as Comissões aceitaram o cumprimento das incumbências que lhes tinham sido sugeridas pelo Presidente do CG, a saber:

1ª Comissão:
Deslocação às faculdades institutos e unidades autónomas, critério de escolha a combinar com o reitor caso concorde-para contactos com os diretores e conselho de representantes, de preferência com a participação do reitor ou quem ele designar. Julgo que devem ter preferência as unidades com novas direções. Abordagem de temas de gestão administrativa e articulação correspondente (cfr artºs 94 a 97 dos Est.), quer com o reitor quer com o CG
Clarificação da relação com a comissão de trabalhadores.
Em estreita cooperação com o reitor abordar a situação dos laboratórios associados e institutos de investigação e respetiva integração na Universidade prevista no artº 11 do DL a seguir citado
Preparação da eventual tomada de posição do CG quanto ao regime fundacional (cfr artºs 12 e do DL 96/2009 e artº 13 dos Est / fundação em colaboração com o conselho de curadores sobretudo depois de apresentado o relatório da avaliação de regime fundacional.
Estes dois temas devem, em minha opinião, ser abordados articuladamente.

2ª Comissão:
O Prof. Gabriel David apresentou em 2013/12/ 19 um plano que se não foi completado poderá servir para 2015.

3ª Comissão:
Em cooperação com a vice reitora da área e o administrador deverá trimestralmente apresentar ao C.G. relatório do acompanhamento do plano anual de atividades, execução orçamental e controlo.
Inteirar-se do andamento de eventuais contratos de fornecimento de serviços os investigação com entidades privadas ou até publicas e receitas ou despesas respetiva da Universidade.

4ª Comissão.
Ações apresentadas pela Comissão.


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