quinta-feira, 21 de abril de 2016

O que está Grosseiramente Errado na proposta de fusão da Faculdade de Medicina Dentária com a Faculdade de Medicina

A proposta pode ser lida aqui:

  1. Aumentar de 5 para 6 anos a duração do Mestrado Integrado em Medicina Dentária. Trata-se de uma imposição arbitrária da FMUP para tornar a extensão do Mestrado Integrado em Medicina Dentária igual à do Mestrado Integrado em Medicina, sem que haja nenhuma razão pedagógica para que se aumente em um ano o Mestrado Integrado em Medicina Dentária. Será que o objetivo é tornar mais competitivos os Mestrados Integrados de Medicina Dentária de Escolas Privadas, tornando o da UP injustificadamente mais longo ?

  1. Menorizar os direitos do Professores da Faculdade de Medicina Dentária na “Nova Faculdade”, já que o diretor da “Nova Faculdade” será o diretor da Faculdade de Medicina. Aos Professores da Faculdade de Medicina Dentária fica reservado na “Nova Faculdade” um dos dois lugares de vice-diretor (o outro é para vice-diretor também da Faculdade de Medicina). Isto é tal obviamente ilegal que me deixa surpreendido como é que os diretores das duas Faculdades subscrevem este tipo de ilegalidades !

  1. Não bate a bota com a perdigota no nome da “Nova Faculdade” em português (“Faculdade de Medicina e Medicina Dentária UP”) e em inglês (“Health Sciences School”). Afinal a “Nova Faculdade” quer ser o quê? A “Faculdade de Ciências Médicas, Secção do Porto” ?

  1. Mesmo que os Órgãos de Gestão da UP aprovassem a proposta (ela é apenas dirigida ao Reitor, quando o primeiro órgão a ser ouvido devia ter sido o Conselho Geral), ela não pode ser legalmente implementada sem que seja aprovada uma revisão dos Estatutos da UP (artigo 85º, que estabelece quais as Unidades Orgânicas da UP), o que requer uma espera de um período de pelo menos 4 anos desde a última revisão estatutária e, também, que a fusão seja aprovada por uma maioria qualificada dos membros do Conselho Geral da UP. Antes disso, nada. Ou se quiserem utilizar o tempo para o aperfeiçoamento da proposta, talvez seja pertinente começar por clarificar as palavras finais da dita no que se refere às competências “pesdagógicas” da “Nova Faculdade”.


Mais, muito mais, deverá ser ponderado sobre este assunto; acima fica apenas o que é, numa primeira leitura claramente errado. Proposta escrita em cima dos joelhos ?

Sem comentários:

Enviar um comentário