Texto de email enviado por mim a 13 de maio ao Reitor e Equipa Reitoral, tendo dado disso conhecimento aos membros do Conselho Geral:
Como membro do Conselho Geral (CG) da UP, e dando
conhecimento ao Presidente e aos membros do CG, enviei no dia 11 de abril, por email, ao Reitor algumas
perguntas sobre a gestão da UP, solicitando, como tinha sido anteriormente
hábito, resposta pelo Reitor na reunião seguinte do CG que estava
agendada para dia 22 de abril. Esse email pode ser lido aqui:
Na reunião do CG de 22 de abril, o Presidente do CG tomou a iniciativa de propor que as
minhas perguntas ao Reitor deixassem de ser respondidas oralmente
pelo Reitor nas reuniões do CG. Em alternativa, poupando tempo às reuniões
do CG, as perguntas seriam respondidas por escrito pelo Reitor em mensagem
dirigida a mim e partilhada com todos os membros do CG.
A proposta do Presidente do CG teve o apoio de todos
os membros do CG presentes na reunião de 22 de abril, incluindo o apoio tácito
do Reitor e o meu, tendo eu sugerido de imediato que o novo método de
resposta pelo Reitor se aplicasse desde logo às perguntas que eu lhe
enviara a 11 de abril, poupando desde logo tempo à reunião de 22 de abril, que
na altura ia já adiantada. A minha sugestão foi aceite por todos os presentes e
o Presidente do CG concluiu que a partir desse momento as minhas perguntas ao Reitor,
feitas enquanto membro do CG, passassem a ser respondidas por escrito pelo Reitor,
incluindo as que enviara a 11 de abril para sem respondidas na reunião de 22 de
abril, tendo o Presidente acrescentado a sugestão de que as respostas do Reitor fossem
enviadas “dentro de um prazo razoável” (o Presidente do CG referiu na altura
uma semana como exemplo de prazo razoável).
Para facilitar a resposta do Reitor às
minhas perguntas de 11 de abril, enviei dias depois da reunião do CG de 22 de
abril (a 26 de abril, para ser exato) novo email ao Reitor que
incluía em anexo um documento em suporte Word onde as minhas anteriores
perguntas apareciam formatadas individualmente de modo a permitir uma rápida e
telegráfica resposta a cada delas. Esse
email de 26 de abril pode ser lido aqui:
Passado mais de um mês após o envio por email das
minhas perguntas (11 de abril), não obtive até ao momento qualquer resposta do Reitor.
Aguardo esperançosamente as respostas, ainda que me pareça que entretanto já
decorreu mais do que “um prazo razoável” para responder a perguntas sobre a
gestão da UP solicitadas por um membro do CG.
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