sexta-feira, 4 de março de 2016

Reitor Esclarece Orçamento da UP para 2016 em Resposta a Perguntas Minhas

No final de 2015 foi convocada de urgência uma reunião extraordinária do CG para aprovar (ou não) a proposta de Orçamento da UP para 2016 submetida pelo Reitor, como é exigido por lei. O Reitor, por falta de informação governamental, elaborou uma proposta sumária de orçamento de página única. Foi por ele invocado que era necessário que o CG aprovasse esse rascunho de página única de orçamento para 2016 porque, caso não houvesse aprovação formal de um orçamento de 2016 ainda em 2015, a UP corria o risco de não poder pagar salários em 2016. O CG aceitou as circunstâncias excecionais e aprovou a proposta de orçamento da UP para 2016 de página única. O Reitor comprometeu-se a detalhar o orçamento, que iria concretizar mais tarde, na reunião seguinte do CG (11 de março), assunto que está agendado para a reunião da próxima semana. Obviamente esse é que será o orçamento concreto para 2016, mas já não estará sujeito a voto. No sentido de, como membro do CG, obter alguns esclarecimentos precisos sobre o orçamento da UP para 2016, enviei por email as seguintes perguntas ao Senhor Reitor e ao Senhor Administrador da UP:

1.      Quais os valores orçamentais, em separado, da equipa da Reitoral, do CRSCUP e da UP Digital e de receitas próprias da Reitoria?
2.      Qual é o valor do orçamento da UP destinado à Reitoria (incluindo o CRSCUP, a UP Digital e em receitas próprias ? Qual é a percentagem do orçamento da Reitoria (incluindo o CRSCUP, a UP Digital e receitas próprias) no orçamento total da UP ?
3.      Quais compromissos herdados e assumidos pela UP com investimentos e apoios a obras ou institutos de interface?
4.      Qual a origem das receitas próprias da Reitoria ?
5.      Quanto gasta a Reitoria em consultores? Quem são os consultores nominais e empresariais com contrato com a Reitoria da UP? Qual o valor do contrato de assessoria realizado pela UP com o Prof. Jorge Wagensberg Lubinski ?
6.      Qual o valor previsto para 2016 em gastos pela equipa reitoral em viagens, hotéis e refeições?
7.      Qual a origem das receitas próprias da Reitoria ?
8.      Qual o fundamento da distribuição do orçamento da UP pelas suas várias Faculdades? Porque não foi seguido o mapa apresentado pelo Reitor com base em fórmula anteriormente aprovada ?

O Senhor Reitor respondeu às minhas perguntas através do documento que pode ser lido aqui:




Sem comentários:

Enviar um comentário