sexta-feira, 11 de março de 2016

Reunião de 11 de Março

As Deliberações Oficiais da reunião podem ser lidas aqui:

Agenda Reunião:
Nos termos do artigo 30.º dos estatutos da UPorto, convoco os membros do Conselho Geral para uma reunião extraordinária que terá lugar no dia 11 de março de 2016, às 14:30, na Sala nova de reuniões do Edifício FC2 (onde se localiza o Departamento de Química e Bioquímica) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto – Rua do Campo Alegre, s/n, 4169-007 Porto, com a seguinte agenda:
A. Antes da ordem de trabalhos:
1. Presidente do CG:
1.1. Encontro dos Presidentes dos Conselhos Gerais da Universidades Portuguesas.
1.2. Processo de Eleição dos membros do Conselho Geral Representantes dos Estudantes.
1.3. Solicitar ao reitor que informe o CG sobre quantos imóveis da Fundação estão desocupados e quais os custos permanentes do sua manutenção e ou conservação, bem como se há um plano para os alienar e reinvestir o produto financeiro em investimento nos termos do artº 8º do DL nº 96/2009 (e-mail de 2 de outubro não teve resposta).
1.4. Encontro com as 4 fundações já existentes e as Universidades que se proponham obter o Estatuto de Fundação no sentido de tomarem posição conjunta sobre a efetiva implementação do regime fundacional, designadamente dos contratos programa plurianuais.
1.5. Marcação da reunião extraordinária para a aprovação das contas individuais da U.Porto 2015.
2. Reitor: Assuntos gerais sobre atividade
2.1. Exposição pormenorizada do orçamento para 2016.
2.2. Conjunto de orientações gerais para aprovação por este Conselho que sirva de suporte à implementação do art.º 60 dos Estatutos da UP (ata da reunião do CG de 11 de dezembro).
2.3. Nos termos do art.º 19 dos Estatutos da UP, apresentação de uma proposta de eliminação dos protocolos/consórcios que se encontram inativos e uma proposta de integração daqueles que entretanto já foram aprovados. (ata da reunião do CG de 11 de dezembro).
2.4. Mecanismos de autoavaliação regular da U.P. (art.º 28 nº 2 o) dos Est./UP) - apresentação de um relatório sobre o assunto, para aprovar não só o manual de qualidade previamente apresentado como simultaneamente pronunciar-se sobre aquilo que já foi feito (ata da reunião do CG de 11 de dezembro).
3. Prof. Doutor Artur Águas:
3.1. “Questões propostas ao Senhor Reitor para a reunião do CG de 11 de março de 2016”.
4. Outros assuntos.
B. Ordem de trabalhos:
1. Apreciação e aprovação do Plano Estratégico da UP 2016-2020 (aguarda pareceres das comissões permanentes de “Governação”; “Planeamento e Financiamento”; “Investigação, Inovação e Internacionalização” e “Ensino, Qualidade e Avaliação” do Conselho Geral).
2. Nomeação do Provedor do Estudante (aguarda indicação de nomes pelas associações de estudantes da UP para se proceder à designação do sucessor do Provedor de Estudante (n.º2, art.º 5.º do Regulamento do Provedor do Estudante da UP).
3. Nomeação do Provedor do Funcionário Não Docente e Não Investigador (aguarda parecer da comissão permanente de Governação do Conselho Geral).
4. Fixação dos valores das propinas para o ano letivo 2016/2017 (aguarda remessa do Reitor e subsequente parecer da comissão de Ensino, Qualidade e Avaliação).
5. Apreciação e aprovação do Plano de Atividades para 2016 (aguarda pareceres das comissões permanentes de “Governação”; “Planeamento e Financiamento”; “Investigação, Inovação e Internacionalização” e “Ensino, Qualidade e Avaliação” do Conselho Geral).

1. Presidente do CG:
1.1. Encontro dos Presidentes dos Conselhos Gerais da Universidades Portuguesas.
O Presidente fez um breve relato fundamentado num relatório que enviara ao CG e que pode ser lido aqui:

1.2. Processo de Eleição dos membros do Conselho Geral Representantes dos Estudantes.
Os atuais representantes dos estudantes no CG informaram que todos eles irão ser substituídos após o próximo próximo sufrágio pelos colegas que venham a ser eleitos, e que esta era a última reunião do CG em que participaram. Foi aprovado por unanimidade um voto de louvor pelo trabalho desenvolvido por estes conselheiros que agora cessam o seu mandato.

1.3. Solicitar ao reitor que informe o CG sobre quantos imóveis da Fundação estão desocupados e quais os custos permanentes do sua manutenção e ou conservação, bem como se há um plano para os alienar e reinvestir o produto financeiro em investimento nos termos do artº 8º do DL nº 96/2009 (e-mail de 2 de outubro não teve resposta).
O Reitor informou que os imóveis cuja alienação fora aprovada há mais de um ano pelo CG, serão vendidos em hasta pública no próximo mês. O Prof. Carlos Afonso lastimou que o projeto que tinha arquitetado e apresentado ao Reitor para criação do maior Museu da Saúde nas antigas instalações da Faculdade de Farmácia (rua Aníbal Cunha) ficasse assim inviabilizado. O Reitor argumentou que os 4 milhões de € que a venda poderá render é uma fatia importante dos quase 30 milhões de € que a UP precisa para fazer várias obras (Faculdade de Economia, Belas Artes, Nutrição, etc). O Prof. Carlos Afonso organizará nova apresentação de projeto de Museu da Saúde.

1.4. Encontro com as 4 fundações já existentes e as Universidades que se proponham obter o Estatuto de Fundação no sentido de tomarem posição conjunta sobre a efetiva implementação do regime fundacional, designadamente dos contratos programa plurianuais.
O Reitor anunciou que em breve os 4 reitores se irão reunir.

1.5. Marcação da reunião extraordinária para a aprovação das contas individuais da U.Porto 2015.
Ficou marcada para 22 de abril.

2. Reitor: Assuntos gerais sobre atividade
2.1. Exposição pormenorizada do orçamento para 2016.
O Reitor fez exposição e sujeitou-se a perguntas. Artur Águas pediu-lhe para ter acesso ao contrato de 140.000 € de assessoria sobre “Conceção de Museu da UP” paga ao Prof. Jorge Lubinski, verba que estava indicado em documento que o Reitor lhe enviara previamente, na pg. 3 do documento que pode ser lido aqui:

O Reitor disse que Artur Águas se enganara ao ler esse documento porque não estava lá escrito que havia contrato assinado, tendo apenas o valor de 100.400€ sido “apalavrado” com o Prof. Jorge Lubinski, não havendo ainda contratualização.
Quanto à não utilização pelo Reitor da fórmula do governo na distribuição das verbas da UP pelas Faculdades, referiu o Reitor que optou pelo histórico com a concordância de todos os diretores de Faculdade com exceção de um deles que repudiou a decisão. Mais informou que foi criada uma comissão que reúne vários diretores de Faculdade que irá criar uma fórmula mais adequada para a futura distribuição do financiamento da UP pelas Faculdades.
Artur Águas citou que se o valor de “Recuperação de Custos” (516.271€, na pg. 2 do documento) indica o montante cobrado pelo CRSCUP por serviços realizados às Faculdades, esse montante é de cerca de 15% do orçamento do CRSCUP (4.173.324€), o que poderá indicar que o CRSCUP trabalha essencialmente para a Reitoria e só residualmente fazendo serviços às as Faculdades. Esta interpretação não recebeu qualquer comentário.


2.2. Conjunto de orientações gerais para aprovação por este Conselho que sirva de suporte à implementação do art.º 60 dos Estatutos da UP (ata da reunião do CG de 11 de dezembro).
2.3. Nos termos do art.º 19 dos Estatutos da UP, apresentação de uma proposta de eliminação dos protocolos/consórcios que se encontram inativos e uma proposta de integração daqueles que entretanto já foram aprovados. (ata da reunião do CG de 11 de dezembro).
2.4. Mecanismos de autoavaliação regular da U.P. (art.º 28 nº 2 o) dos Est./UP) - apresentação de um relatório sobre o assunto, para aprovar não só o manual de qualidade previamente apresentado como simultaneamente pronunciar-se sobre aquilo que já foi feito (ata da reunião do CG de 11 de dezembro).
O documento pode ser lido aqui:

3.1. “Questões propostas ao Senhor Reitor para a reunião do CG de 11 de março de 2016”.
Estas questões versavam no essencial o orçamento e já foram respondidas acima.

4. Outros assuntos.
O Reitor anunciou que tinha sido convidado para fazer uma conferência na Sorbonne na próxima segunda–feira sobre um tema de educação.

B. Ordem de trabalhos:

1. Apreciação e aprovação do Plano Estratégico da UP 2016-2020 (aguarda pareceres das comissões permanentes de “Governação”; “Planeamento e Financiamento”; “Investigação, Inovação e Internacionalização” e “Ensino, Qualidade e Avaliação” do Conselho Geral).
Este assunto foi alvo de longa discussão e o Presidente decidiu adiar a sua votação.

2. Nomeação do Provedor do Estudante (aguarda indicação de nomes pelas associações de estudantes da UP para se proceder à designação do sucessor do Provedor de Estudante (n.º2, art.º 5.º do Regulamento do Provedor do Estudante da UP).
Os representantes dos estudantes pediram mais tempo para proporem um candidato ao lugar.

3. Nomeação do Provedor do Funcionário Não Docente e Não Investigador (aguarda parecer da comissão permanente de Governação do Conselho Geral).
A Dra. Maria João Cardoso foi eleita para o cargo. A carta de motivação da candidata eleita pode ser lida aqui:
Um seu curto perfil biográfico pode ser lido aqui:


4. Fixação dos valores das propinas para o ano letivo 2016/2017 (aguarda remessa do Reitor e subsequente parecer da comissão de Ensino, Qualidade e Avaliação).
Foram mantidos os mesmos valores do ano passado.

5. Apreciação e aprovação do Plano de Atividades para 2016 (aguarda pareceres das comissões permanentes de “Governação”; “Planeamento e Financiamento”; “Investigação, Inovação e Internacionalização” e “Ensino, Qualidade e Avaliação” do Conselho Geral).

Devido ao adiantado da hora, o assunto foi adiado.

Sem comentários:

Enviar um comentário