Quantos utilizadores dos MOOCs da UP recebem
anualmente certificado de aproveitamento?
Remeto para informação detalhada disponível publicamente em:
https://elearning.up.pt/mooc/
https://noticias.up.pt/primeiro-mooc-da-u-porto-atrai-mais-de-700-participantes/
Acrescentando:
A
U.Porto lançou no ano passado o seu primeiro MOOC, intitulado "As
alterações climáticas nos média escolares” (https://goo.gl/5t1Tii). Foi
coordenado pelo Prof. José Azevedo da FLUP e contou com 723 inscritos (90% de
Portugal e os restantesa do Brasil, Espanha e PALOPs), dos quais 549 (76%)
iniciaram o curso e 311 (43%) concluíram-no. Apenas 5 participantes requereram
o certificado de aprovação.
Acabamos
de lançar um segundo MOOC na área da alimentação saudável (coordenação FCNAUP),
tal como devidamente divulgado pelos canais de comunicação da U.Porto.
Temos previsto o lançamento de
um terceiro MOOCs este ano, no outono, na área da língua e cultura portuguesa
(coordenação FLUP). A síntese dos serviços que prestamos nesta área está
apresentada na página correspondente do portal das tecnologias educativas:
http://goo.gl/lSxPLA. Todos os nossos MOOCs são lançados na plataforma Miríada
X, da rede Universia, atendendo a que esta plataforma não apresenta custos para
a U.Porto e à sua forte implantação no mundo iberoamericano.
2.4. Como é a orgânica de
gestão da UPdigital, nomeadamente qual a sua relação com as Faculdades?
Remeto para informação
detalhada publicada na secção IV (p. 14 e seguintes) do documento disponível
em:
https://sigarra.up.pt/reitoria/pt/web_gessi_docs.download_file?p_name=F358573168/EstudoPrevioUPdigital.pdf
Acrescentando:
A
relação com as faculdades constituiu desde o início uma questão principal na
conceção e no funcionamento deste serviço, tendo sido a razão principal pela
qual o Vice-reitor José Martins Ferreira e o Diretor Tito Vieira visitaram
individualmente todas as faculdades para reunir com os respetivos diretores,
antes da criação deste serviço, analisando com esses diretores a relação com as
faculdades.
Em termos organizativos, a
UPdigital pode representar-se pelo organograma (p. 31 do documento ‘em
ligação’) que faz parte do seu regulamento orgânico. Este organograma evidencia
que o SIGARRA, que está integrado na “Área dos Sistemas de Informação",
representa apenas parte de uma das áreas asseguradas pela UPdigital.
Transversalmente a toda a universidade e para concretizar alguns dos restantes
serviços prestados, posso referir a rede wireless, a conetividade entre as
entidades constitutivas, a telefonia VOIP, o e-learning (quer na gestão de
plataformas, quer no apoio à produção de conteúdos e software para deteção de
plágio), o apoio às bibliotecas (nomeadamente a subscrição de revistas
científicas e o software
Aleph),
etc. Temos em curso diversos outros projetos de natureza transversal, de que se
pode citar como exemplo a harmonização de serviços de email institucional, que
atualmente ainda mantêm uma grande heterogeneidade, com a consequente variação
de qualidade de serviço entre faculdades.
No
modelo organizacional e de gestão adotado todas as grandes opções deste serviço
são discutidas e aprovadas no seu conselho coordenador (p. 18-19 do documento
‘em ligação’), onde têm assento os diretores de todas as entidades
constitutivas da U.Porto (faculdades e serviços autónomos). O plano de
atividades da UPdigital para 2016 pode ser apontado como um exemplo do que
acabo de dizer, já que pedimos que nos indicassem os projetos que consideravam
mais importantes (incluindo desenvolvimentos SIGARRA, mas não só). Em resultado
dessa consulta recebemos um total de 158 propostas só para o que diz respeito
ao SIGARRA, que foram elencadas de acordo com critérios definidos na última
reunião deste conselho coordenador. Neste momento, todos os gestores de
informação das entidades constitutivas sabem exatamente em que é que estão a
trabalhar as equipas da UPdigital, existindo informação online a este respeito,
a que todos podem aceder.
Ainda,
em termos gerais, o orçamento da UPdigital compreende uma parcela significativa
que reverte diretamente para as faculdades, de que realço desde logo perto de
20% para infraestruturas tecnológicas de uso comum, incluindo SIGARRA, recursos
de e-learning, centros de dados, rede wireless, conetividade, pagamentos
online, etc. Há ainda a considerar mais 10% do total para a subscrição de
revistas científicas e outros recursos eletrónicos de uso transversal. Note-se
que estes c. 30% não incluem os custos com pessoal, que se encontra na sua
quase totalidade ao serviço das entidades constitutivas.
Pela
sua importância para o bom funcionamento da U.Porto, incluímos no portal da
UPdigital uma página que divulga os resultados do trabalho realizado na área do
SIGARRA: https://goo.gl/FKZDVs. Esta página decorre do compromisso de
transparência e informação pública sobre a forma como são gastos os recursos
que a instituição investe neste serviço. Do mesmo modo, nas reuniões quinzenais
de coordenação, são discutidos os indicadores de desempenho de cada uma das áreas,
dos quais é apresentado um resumo trimestral ao conselho coordenador.
Ainda no capítulo da
transparência e da rastreabilidade do trabalho realizado, julgo importante
assinalar que a entrada em funcionamento da UPdigital foi acompanhada por uma
transformação de métodos de trabalho, no sentido de garantir que toda a
informação relevante para o funcionamento do serviço está disponível online. O
facto de os históricos das nossas atividades ficarem registados e
permanentemente disponíveis representa uma mudança importante para garantir que
a passagem das pessoas não impede a continuidade dos projetos em curso.
As
plataformas colaborativas da Atlassian são usadas para este efeito, sendo o
Confluence usado para registar o progresso do trabalho colaborativo e o Jira
para acompanhar o desenvolvimento dos projetos. Desde as discussões entre
programadores ao registo das várias versões de módulos SIGARRA que vão sendo
lançadas, temos neste momento condições para assegurar a conservação de toda a
informação relevante para os projetos que temos em curso. Do mesmo modo, as
atas de todas as reuniões realizadas, sejam reuniões do conselho coordenador,
reuniões de coordenação interna, ou simples reuniões de projeto, estão
disponíveis online no Confluence e podem ser consultadas em qualquer momento
por todos os intervenientes.
Por fim, como medida
complementar para assegurar o acompanhamento das atividades realizadas pela
UPdigital, também atualizamos semestralmente o documento de monitorização das
medidas que propusemos para o plano quadrienal 2104-18, estando a versão
de 31 de dezembro p.p. disponível em https://goo.gl/hgsKwj.
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