quinta-feira, 23 de junho de 2016

Uma Primeira Análise Pessoal dos Dados do Estudante da UP em 2014/2015

Apresento de seguida uma primeira análise pessoal do importante documento (citado no post anterior) que foi elaborado pela Reitoria e tem o título "Caracterização socioeconómica e escolar dos estudantes inscritos na U.Porto em ciclos de estudos em 2014/2015". Esse estudo foi realizado pelo Gabinete de Estudos Estratégicos e Melhoria Contínua da UP e pode ser lido na íntegra aqui:

Estudantes de Licenciatura e Mestrado Integrado

A UP tinha 21299 estudantes de Licenciatura ou Mestrado Integrado em 2014/2015.

Género
Das 14 Faculdades, 11 têm claro predomínio de estudantes do sexo feminino. No entanto, em termos globais, os estudantes do sexo feminino são pouco mais do que metade (53%) porque entre as 3 Faculdades com predomínio masculino (FEUP [73%], FCUP [55%] e FADEUP [72%]) encontram-se duas Faculdades com muitos estudantes (FEUP e FCUP).

Idade
Escolhidos 4 grupos etários (até 20 anos; 20 a 23; 24 a 27; 28 ou mais), observa-se que, em termos globais, mais de 50% dos estudantes tem entre 20 e 23 anos de idade. As Faculdades que têm maior percentagem de estudantes mais novos (até 20 anos) são a FEP, a FCUP e a FADEUP. As que têm maior percentagem de estudantes mais velhos (acima de 24 anos) são o ICBAS, a FAUP e a FEUP.

Nacionalidade
É ínfima na UP a percentagem de estudantes estrangeiros: 2% do total. As Faculdades que têm mais estudantes estrangeiros são a FAUP (4%), FLUP (3%). As que têm menos estudantes estrangeiros são o ICBAS (2 estrangeiros) e a FMUP (10 estrangeiros, 1%). De referir que o curso de Geologia da FCUP singulariza-se ao ter 10% de estudantes estrangeiros (11 alunos). Por países, os PALOPs são a origem da maioria dos estudantes estrangeiros da UP (Brasil – 94; Cabo Verde – 66; Angola -29; Moçambique – 12; Timor Leste – 12; São Tomé e Príncipe – 9; Guiné Bissau - 2).

Região de Proveniência
A esmagadora maioria (88%) vem do Norte. Seguem-se a região Centro (7%), Ilhas (3%) e Lisboa (1%). A FAUP é a que atrai mais estudantes de fora da região Norte (26%). As mais “nortenhas” são FLUP e a FEP (93% dos seus estudantes são da região Norte).

Pais do Estudante

Nível de Escolaridade do Pai
Fez-se a análise com base na seguinte descriminação: Básico (4 níveis diferentes), Secundário, Médio e Superior; para 10% dos estudantes o nível escolar do pai é desconhecido. Em termos globais, um terço (33%) dos estudantes de Licenciatura ou Mestrado Integrado da UP têm pai com nível de escolaridade Superior; 35% dos estudantes tinham pai com nível de escolaridade Básico. Essa percentagem sobe para o nível máximo no curso de Engenharia Industrial e de Gestão (58%) da FEUP (39%), atingindo cerca de 50% na FMUP e ICBAS e 43% na FAUP. Todas as outras Faculdades têm percentagens acima dos 23%, com exceção da FLUP e na FPCEUP em que apenas 15% dos seus estudantes têm pais com nível de escolaridade Superior.
Quanto a estudantes cujo pai tem nível escolar Básico, eles são em maior percentagem na FPCEUP (67%), FLUP (63%), sendo o ICBAS (30%), a FMUP (32%) e a FAUP (33%) as Faculdades que apresentam os valores mais baixos neste parâmetro.

Nível de Escolaridade da Mãe
O nível de escolaridade da mãe é superior ao nível de escolaridade dos pais: 39% dos estudantes de Licenciatura e MI da UP têm mãe com nível de escolaridade Superior. Esta diferença reflete-se nos valores das várias Faculdades. O curso Engenharia Industrial e de Gestão é de maior percentagem (61%; numa FEUP com 46%), atingindo cerca de 57% na FMUP e ICBAS, e 20% na FLUP e 19% na FPCEUP.
Quanto a estudantes cuja mãe tem nível de escolaridade Básico, eles são em maior percentagem na FPCEUP (61%), FLUP (59%), sendo o ICBAS (22%), a FMUP (25%) e a FAUP (29%) as Faculdades que apresentam valores percentuais mais baixos.


Situação Profissional do Pai
Foram descriminadas 3 situações: empregado, desempregado e reformado (havendo uma percentagem de 18% de respostas não significativas e rotuladas como “desconhecido” ou “outros”). Em termos globais, em 69% dos estudantes o pai estava empregado, 7% desempregados e 6% reformados. O desemprego do pai atingia 10% nos estudantes da FLUP, enquanto que o desemprego do pai era referido por 15% dos estudantes dos seguintes cursos Astronomia (FCUP) Arquitetura Paisagista (FCUP), e Arqueologia (FLUP).

Situação Escolar do Estudante

Formação Escolar Anterior do Estudante
A esmagadora maioria dos estudantes (94%) vinha diretamente do Secundário. Dos outros, 5% eram Licenciados, 1% eram Mestres e menos de 1% eram Doutorados. A FAUP era a Faculdade com maior percentagem (12%) de estudantes com grau superior ao secundário, seguida do ICBAS e FPCEUP (10%). A FBAUP e a FEP tinham apenas 2% dos seus estudantes com grau superior ao secundário.

Frequência em Regime de Tempo Parcial
Só uma pequena minoria (8%) dos estudantes de Licenciatura ou MI frequenta a UP em regime de tempo parcial. Esta percentagem é particularmente baixa na FMUP (1%), FMDUP (2%) e FCNAUP (3%). Os valores mais elevados encontram-se na FAUP (23%). Astronomia (FCUP) é curso com maior percentagem (37%) de estudantes em regime de tempo parcial.

Deslocação da Residência Permanente
A grande maioria (81%) dos estudantes da UP vive na sua residência permanente.
A FADEUP é a Faculdade que apresenta menor percentagem (14%) de estudantes deslocados, enquanto a FCAUP (42%) e a FFUP (41%) são a que apresentam percentagem mais alta.

Situação de Bolseiro
Apenas 18% dos estudantes da UP são bolseiros. Destes a esmagadora maioria (3857) eram bolseiros da ação social do ensino superior, 8 eram bolseiros de instituições estrangeiras, 4 eram bolseiros de outra instituição nacional e 5 estavam na condição de candidatos a bolseiros da ação social do ensino superior. A FPCEUP era a que tinha maior percentagem (33%) de estudantes com bolsa, seguida da FLUP (31%); as que tinham menor percentagem eram o ICBA, a FMDUP e a FAUP (11%), a FMUP (12%) e FEP (13%). Dos 8 bolseiros estrangeiros, 7 estudavam na FLUP e todos no curso de Línguas, Literatura e Culturas.

Estatuto de Estudante Trabalhador
Apenas 5% dos estudantes da UP tem este estatuto, sendo que as percentagens mais elevadas se encontram na FPCEUP (9%), ICBAS e FLUP (8%), e as mais baixas na FAUP e FAUP (2%) e FEP (3%). O curso com maior percentagem (18%) de estudantes trabalhadores é História da Arte (FLUP).

Situação Profissional do Estudante
Apenas 10% dos estudantes não são alunos a tempo inteiro. Desses 10%, 8% são empregados, 1% eram desempregados e 13 estudantes eram reformados.


Estudantes de Mestrado – 2º Ciclo

A UP tinha 5553 estudantes de Mestrado em 2014/2015.

Género
Das 14 Faculdades, 12 têm claro predomínio de estudantes do sexo feminino. Em termos globais, as estudantes do sexo feminino são 59% do total. Apenas a FADEUP (64%) tem claro predomínio masculino, com a FEUP com 54% de estudantes de Mestrado de sexo masculino.

Idade
Escolhidos 3 grupos etários (20 a 23 anos; 24 a 27; 28 ou mais), observa-se que, em termos globais, mais de 50% dos estudantes tem mais de 24 anos de idade. As Faculdades que têm maior percentagem de estudantes mais novos (20 a 23 anos) são a FCUP (60%), a FADEUP (52%) e o ICBAS (51%). As que têm maior percentagem de estudantes mais velhos (acima de 28 anos) são a FMDUP (78%), a FPCEUP (48%) e a FLUP (39%).

Nacionalidade
É baixa na UP a percentagem de estudantes de Mestrado estrangeiros: 11% do total (593). As Faculdades que têm maior percentagem de estudantes estrangeiros são a FPCEUP (15%) e a FLUP (14%), sendo as mais baixas a FCNAUP (2%) e a FFUP (3%). Dos 593 estudantes de Mestrado estrangeiros, 223 são do Brasil, com outros PALOPs de seguida (Angola - 30; Cabo Verde – 17; Timor Leste – 14; Moçambique 12 e Aão Tomé e Príncipe 2). Outros países: Espanha (20), China (19) Itália (17), Irão (12) Egipto (11).

Região de Proveniência
A grande maioria (81%) vem do Norte. Seguem-se a região Centro (8%), Estrangeiro (8%), Ilhas (1%), Lisboa (1%) e Alentejo (1%). A FAUP é a que atrai mais estudantes de fora da região Norte (26%). As mais “nortenhas” são FLUP e a FEP (em que 93% dos estudantes são da região Norte).

Pai do Estudante

Nível de Escolaridade do Pai
Fez-se a análise com base na seguinte descriminação: Básico (4 níveis diferentes), Secundário, Médio e Superior; para 22% das estudantes o nível escolar do pai é desconhecido. Em termos globais, apenas 20% destes estudantes da UP têm pai com nível de escolaridade Superior e 39% nível escolar Básico. É interessante referir que os níveis médios de escolaridade do pai de estudantes de Mestrado é inferior aos dos de pai dos estudantes de Licenciatura ou Mestrado Integrado. Será por serem mais velhos?
.

Nível de Escolaridade da Mãe
A percentagem de estudantes com mãe com nível escolar Superior é de 22%, isto é igual à percentagem referente ao pai; a percentagem de nível escolar Básico também é semelhante (38%).


Situação Profissional do Pai
Foram descriminadas 3 situações: empregado, desempregado e reformado (havendo uma percentagem de 31% de respostas não significativas e rotuladas como “desconhecido” ou “outros”). Em termos globais, 48% dos pais estavam empregados, 7% desempregados e 14% reformados. Quando se passa dos estudantes de Licenciatura e Mestrado Integrado para os de Mestrado, há um aumento de percentagem de estudantes com pais reformados e diminuição dos com pai empregado. De novo, um efeito da idade?

Situação Escolar do Estudante

Formação Escolar Anterior do Estudante
A maioria dos estudantes (86%) são Licenciados, 5%, têm o Secundário e 4% são Bacharéis. Dos que têm apenas o Secundário, 89 são estudantes da FUP, 82 da FBAUP e 44 da FCUP.

Frequência em Regime de Tempo Parcial
Só uma pequena percentagem (14%) destes estudantes estão em regime de tempo parcial. Esta percentagem é máxima na FLUP (23%).

Deslocação da Residência Permanente
A grande maioria (81%) destes estudantes da UP vive na sua residência permanente (a mesma % dos estudantes de Licenciatura). Esta percentagem é a mais baixa na FBAUP (76%).

Situação de Bolseiro
Apenas 18% dos estudantes da UP são bolseiros dos ação social do superior (igual à % dos Licenciados) e 2% tem bolsa de instituição estrangeira. As Faculdades com maior percentagem de bolseiros são as seguintes: FLUP (28%), FPCEUP (27%) e FCUP (24%). Os cursos com maior percentagem de bolseiros são: Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário (82%, FCUP), Genética Forense (69%, FCUP), Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (67%, FLUP), História e Património (63%, FLUP), Medicina e Oncologia Molecular (57%, FMUP), Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (57%, FPCEUP), Geomateriais e Recursos Geológicos (57%, FCUP), Sociologia (56%, FLUP).

Estatuto de Estudante Trabalhador
Apenas 11% dos estudantes da UP tem este estatuto, sendo que as percentagens mais elevadas se encontram na FPCEUP (19%) e na FEP (16%). O curso com maior percentagem (40%) de estudantes trabalhadores é o de Temas de Psicologia (FPCEUP).

Situação Profissional do Estudante
Destes estudantes, 63% são apenas alunos, 27% são empregados e 6% são desempregados. Apenas 10 estudantes são reformados.


Estudantes de Doutoramento – 3º Ciclo

A UP tinha 3300 estudantes de Doutoramento em 2014/2015.

Género
A maioria (56%) destes estudantes eram do sexo feminino. Apenas a FEUP (65%) e a FEP (56%) têm claro predomínio masculino. A FCNAUP (84%) e a FPCEUP (82%) são as que têm percentagem mais elevadas de estudantes do sexo feminino.

Idade
Escolhidos 3 grupos etários (20 a 23 anos; 24 a 27; 28 ou mais), observa-se que a grande maioria (78%) dos estudantes tem mais de 28 anos de idade, sendo que os estudantes deste nível etário constituem a esmagadora maioria nas seguintes Faculdades: FBAUP (96%), FPCEUP (91%), FLUP (89%) e FMUP (81%).

Nacionalidade
É baixa na UP a percentagem de estudantes de Doutoramento estrangeiros: 19% do total (624). As Faculdades que têm maior percentagem de estudantes estrangeiros são a FADEUP (30%), a FDUP (27%), a FEUP (24%) e FCUP (24%). Do total de 624 estudantes estrangeiros de Doutoramento, 300 vieram do Brasil, 52 do Irão, 24 de Angola, 20 de Moçambique e 20 de Itália.


Região de Proveniência
A maioria (75%) vem do Norte. Seguem-se o Estrangeiro (11%), a região Centro (9%), Lisboa (3%), Ilhas (1%), e Alentejo (1%). A FAUP é a que atrai mais estudantes de fora da região Norte (26%). As mais “nortenhas” são FLUP e a FEP (em que 93% dos estudantes são da região Norte).

Pai do Estudante

Nível de Escolaridade do Pai
Fez-se a análise com base na seguinte descriminação: Básico (4 níveis diferentes), Secundário, Médio e Superior; para 24% das estudantes o nível escolar do pai é desconhecido. Em termos globais, 27% destes estudantes da UP têm pai com nível escolar Superior e 32% nível escolar Básico. A FDUP (53%) e a FAUP (50%) são as que têm maior percentagem de estudantes com pai com nível escolar Superior; o oposto acontece em relação à FPCEUP (11%) e à FLUP (18%)
.
Nível de Escolaridade da Mãe
A percentagem de estudantes com mãe com nível escolar Superior é de 27%, isto é igual à percentagem referente ao pai; a percentagem de nível escolar Básico também é semelhante (31%). A FPCEUP (12%) é a que tem maior percentagem de estudantes com mãe com menor nível escolar Superior.

Situação Profissional do Pai
Foram descriminadas 3 situações: empregado, desempregado e reformado (havendo uma percentagem de 26% de respostas não significativas e rotuladas como “desconhecido” ou “outros”). Em termos globais, 35% dos pais estavam empregados, 6% desempregados e 22% reformados. De novo, um efeito da idade?

Situação Escolar do Estudante

Formação Escolar Anterior do Estudante
A maioria dos estudantes (69%) são Mestres, 25% são Licenciados, 1% são Bacharéis.

Frequência em Regime de Tempo Parcial
24% destes estudantes estão em regime de tempo parcial. Esta percentagem é máxima na FMUP (38%) e elevada na FPCEUP (36%) e na FLUP (31%).


Deslocação da Residência Permanente
A grande maioria (84%) destes estudantes da UP vive na sua residência permanente (superior à % dos estudantes de Licenciatura). Esta percentagem é a mais baixa Com a

Situação de Bolseiro
Só uma pequena minoria (12%) dos estudantes de Doutoramento da UP era bolseiro. A FCT era responsável pela atribuição de bolsa a 10% dos estudantes de Doutoramento; outras instituições nacionais eram responsáveis por bolsas para cerca de 4% dos estudantes dos Doutoramento; instituições estrangeiras eram responsáveis por bolsas para menos de 2% dos estudantes de Doutoramento da UP. As Faculdades que tinham maior percentagem dos seus estudantes a receber bolsas de doutoramento eram, de longe, as seguintes: FFUP (51%), FCUP (44%).

Estatuto de Estudante Trabalhador
Apenas 2% dos estudantes de Doutoramento da UP tinha este estatuto.

Situação Profissional do Estudante
Destes estudantes de Doutoramento, 50% são apenas alunos, 38% são empregados e 2% são desempregados. Apenas 8 estudantes de Doutoramento são reformados.


Sem comentários:

Enviar um comentário