sexta-feira, 17 de junho de 2016

Reunião de 17 de Junho

As deliberações oficiais da reunião podem ser lidas aqui:

A. Antes da ordem de trabalhos:
1. Presidente do CG:
1.1. Protocolo de colaboração entre o Conselho Geral e a Faculdade de Economia da U.Porto.
1.2. Alteração da data da reunião ordinária de dezembro de 2016.
2. Reitor: Assuntos gerais sobre atividade
2.1. Conjunto de orientações gerais para aprovação por este Conselho que sirva de suporte à
implementação do art.º 60 dos Estatutos da UP (ata da reunião do CG de 11 de dezembro).
2.2. Nos termos do art.º 19 dos Estatutos da UP, apresentação de uma proposta de eliminação dos
protocolos/consórcios que se encontram inativos e uma proposta de integração daqueles que
entretanto já foram aprovados. (ata da reunião do CG de 11 de dezembro).
2.3. Mecanismos de autoavaliação regular da U.P. (art.º 28 nº 2 o) dos Est./UP) - apresentação de um
relatório sobre o assunto, para aprovar não só o manual de qualidade previamente apresentado
como simultaneamente pronunciar-se sobre aquilo que já foi feito (ata da reunião do CG de 11 de
dezembro).
3. Prof. Doutor Artur Águas:
3.1. Incumprimento pelo CG do previsto nas alíneas e) e f) do nº1 do art.º 82º do RJIES.
3.2. “Questões propostas ao Senhor Reitor para a reunião do CG de 17 de junho de 2016”.
4. Outros assuntos.
B. Ordem de trabalhos:
1. Aprovação da ata da reunião de 22 de abril de 2016.
2. Apreciação e aprovação do Relatório de Contas Consolidadas referente ao ano de 2015. (aguarda remessa
do Sr. Reitor e subsequente parecer da Comissão de Planeamento e Financiamento).
3. Fixação dos valores de propinas para estudantes internacionais no ano letivo 2017/2018 (aguarda remessa
do Sr. Reitor e subsequente parecer da Comissão de Ensino, Qualidade e Avaliação).
4. Instituições do Ensino Superior Público - Princípio da racionalidade e eficácia do modelo organizativo.
5. Nomeação do Provedor do Estudante (aguarda indicação de nomes pelas associações de estudantes da
UP para se proceder à designação do sucessor do Provedor de Estudante (n.º2, art.º 5.º do Regulamento
do Provedor do Estudante da UP e subsequente parecer da Comissão de Ensino, Qualidade e Avaliação).
6. Apreciação e aprovação do relatório do ex-Provedor do Funcionário Não Docente e Não Investigador
(aguarda respetiva remessa).

Em encontro prévio à reunião, no qual eu não pude participar por ter o exame de Anatomia Clínica, os membros da UP que fazem parte do CG escolheram a Dra. Cristina Grande, Coordenadora do Serviço de Artes Performativas da Fundação de Serralves, para pertencer ao CG da UP, em substituição da Dra. Maria Helena André. A reunião realizou-se na FEP, sendo precedida de visita às instalações e de exposição do seu diretor. Não pude também assistir na sua inteireza a esta iniciativa.

Antes da Ordem de Trabalhos

O Reitor informou de assuntos tratados em reunião com o ministro do Ensino Superior. O ministro pretende que as universidades subscrevam em breve um contrato de confiança entre as universidades e o governo. Nesse contrato, inclui-se o princípio de solidariedade financeira entre as universidades portuguesas, em que as universidades maiores poderão ter que abdicar de 1% do seu orçamento em favor das universidades mais pequenas e com vulnerabilidade financeira

O governo quer criar até 2020 contratos de trabalho para 2000 investigadores a serem financiados a 50% por Bruxelas (com o incentivo do comissário Moedas) e a 50% por Portugal. O financiamento de Portugal será dividido em partes iguais pelo governo e pelas universidades que acolherem esses cientistas. Nos dois primeiros anos, o governo gostaria de celebrar 200/300 destes contratos por cada ano. A comparticipação da UP para este programa está contabilizada em cerca de 3M€ anuais. 

O ministro está a considerar autorizar as universidades a que abram concurso de promoção até a um máximo anual de 3% dos seus funcionários (carece de autorização do ministro das Finanças). O ministro entregou também à consideração dos reitores um documento com medidas para desburocratizar as universidades. Tendo o Reitor dado conhecimento ao Presidente do CG destes documentos, este deliberou que, tratando-se de declarações de intenção do governo para discussão nas universidades, os mesmos documentos deviam ser enviados em primeiro lugar ao Conselho de Curadores e que, quando viessem documentos mais firmes e finais do governo, visados pelo ministro das Finanças, então seriam submetidos à consideração do CG.

O Reitor comunicou que foi aprovado pelo Senado a atribuição do grau de Doutor Honoris Causa pela UP ao jornalista e historiador Germano Silva.

Quanto ao ponto 2.2 (“proposta de eliminação dos protocolos/consórcios que se encontram inativos e uma proposta de integração daqueles que entretanto já foram aprovados”), este processo de análise dos consórcios inativos não está concluído, pelo que fica adiado o assunto.

Quanto ao ponto 2.3 (Mecanismos de autoavaliação regular da U.P. (art.º 28 nº 2 o) dos Est./UP) - apresentação de um relatório sobre o assunto, para aprovar não só o manual de qualidade previamente apresentado como simultaneamente pronunciar-se sobre aquilo que já foi feito (ata da reunião do CG de 11 de dezembro), este processo não está concluído, pelo que fica adiado o assunto.

3.1. Incumprimento pelo CG do previsto nas alíneas e) e f) do nº1 do art.º 82º do RJIES (questão levantada por email por Artur Águas).
A questão levantada por mim pode ser lida aqui:
O esclarecimento que o Presidente me enviou pode ser lido aqui:

3.2. “Questões propostas ao Senhor Reitor para a reunião do CG de 17 de junho de 2016”.
 As respostas a estas perguntas foram feitas, como tinha sido determinado na última reunião do CG, por escrito pelo Reitor a 12 de junho e podem ser lidas neste blog nos vários posts que antecedem este. O documento completo de respostas do Reitor pode ser lido de novo aqui:

Nenhum comentário oral foi permitido a Artur Águas sobre as respostas dadas por escrito pelo Reitor. Reiterei o pedido já feito por email ao Reitor para que identificasse por escrito as “afirmações erradas e inverdades” de que o Reitor fala no preâmbulo do texto das suas respostas escritas. O Reitor considerou que bastava apontar as “afirmações erradas” que se podem ler neste blog sobre três assuntos: (1) Calendário Escolar da UP para o Próximo Ano Letivo; (2) Avaliação dos Docentes na UP; (3) O Haver (não há) Contrato entre a UP e o Prof. Jorge Lubinski. Acrescentou ainda que este blog está cheio de gralhas e erros vários que dizem respeito a muitos outros assuntos.

Ordem de Trabalhos

1. Aprovação da ata da reunião de 22 de abril de 2016. 
A ata foi aprovada por unanimidade. A ata pode ser lida aqui:

2. Apreciação e aprovação do Relatório de Contas Consolidadas referente ao ano de 2015. (aguarda remessa do Sr. Reitor e subsequente parecer da Comissão de Planeamento e Financiamento). A Reitoria não pôde concluir atempadamente este Relatório porque uma das componentes do perímetro da UP (CIIMAR.UP) não entregou em tempo útil os dados que lhe foram sendo solicitados pela Reitoria  desde abril. Este Relatório da UP deve ser entregue ao Tribunal de Contas até ao dia 30 de junho. Foi decidido que a UP irá pedir um alargamento do prazo, tendo sido marcada uma reunião extraordinária do CG para o dia 15 de julho para finalmente tratar da aprovação do Relatório de Contas Consolidadas da UP.

3. Fixação dos valores de propinas para estudantes internacionais no ano letivo 2017/2018
A proposta pode ser lida aqui:
Artur Águas e João Nunes consideraram ser excessivos os valores propostos para estas propinas (vão de 3000€ a 8500€). A proposta foi aprovada por maioria, com dois votos contra dos dois conselheiros atrás citados .

4. Instituições do Ensino Superior Público - Princípio da racionalidade e eficácia do modelo organizativo. Trata-se de um ponto é de iniciativa exlusiva do Presidente do CG que, a propósito da proposta de fusão entre FMUP e FMDUP, elaborou o documento de deliberação que pode ser lido aqui:

Trata-se de uma análise jurídica do RJIES feita pelo Presidente do CG que previa a sua votação na reunião do CG de hoje e que contém uma recomendação final que se pode ser lida no último parágrafo do documento acima.

Vários professores membros do CG e os dois estudantes do CG que são alunos da FMUP (Rita Ramalho e Francisco Sousa Vieira) foram da opinião que era extemporâneo votar este documento elaborado pelo Presidente do CG, que, em consonância, decidiu retirá-lo de votação. Os dois estudantes da FMUP informaram o CG de que, como membros do Conselho de Representantes da FMUP, participaram hoje de manhã em reunião que deliberou o seguinte: (1) aprovar o princípio de fusão entre FMUP e FMDUP; (2) não aprovar a proposta de fusão subscrita pelos diretores das duas Faculdades; (3) aprovar que a FMUP expanda o leque de cursos que vai oferecer no futuro; (4) aprovar documento que tem no seu título  as palavras “integração da FMDUP na FMUP”; (5) dar início ao processo de auscultação de membros da FMUP e da FMDUP, em busca da melhor via para concretizar a fusão entre as duas Faculdades.

5. Nomeação do Provedor do Estudante (aguarda indicação de nomes pelas associações de estudantes da UP para se proceder à designação do sucessor do Provedor de Estudante (n.º2, art.º 5.º do Regulamento do Provedor do Estudante da UP e subsequente parecer da Comissão de Ensino, Qualidade e Avaliação).
Os estudantes propuseram para o cargo o Prof. Doutor Carlos Costa, Professor Jubilado da FEUP e Professor Emérito da UP, proposta que foi aprovada por unanimidade.

6. Apreciação e aprovação do relatório do ex-Provedor do Funcionário Não Docente e Não Investigador. 
O relatório do Dr. Paulo Gusmão foi aprovado por unanimidade e pode ser lido aqui:
https://drive.google.com/file/d/0B0Hxw1-OkthJZHFBZU1XQVhuaEk/view?usp=sharing

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