quinta-feira, 26 de março de 2015

Fomentar a Avaliação dos Professores pelos seus Estudantes

Exmo. Senhor Reitor e Equipa Reitoral,

Tem sido um repetido conselho meu o de que a UP encontre mecanismos para promover a avaliação dos docentes pelos discentes, como ferramenta essencial para um esforço permanente de melhoria do ensino (está entre os 20 conselhos que enviei ao Reitor no início do seu mandato).

A UP e todas as suas Faculdades pedem aos estudantes que, findo cada semestre, pontuem e comentem as suas disciplinas e os seus professores através do preenchimento dos Inquéritos Pedagógicos. Infelizmente, como já o escrevi, a percentagem de participação tem vindo a decair ao longo da última década para menos do que 20% dos estudantes, na maioria das Faculdades. Com diminuta participação estudantil, os resultados dos Inquéritos Pedagógicos perdem credibilidade.

Comunico-vos a boa notícia de que no Curso de Medicina do ICBAS a participação dos estudantes nos Inquéritos Pedagógicos passou de menos de 15% para rondar os 50% no final do último semestre. Portanto, é possível reverter esta tendência e incrementar a participação dos estudantes. Bastou fazer-lhes um apelo ao preenchimento dos Inquéritos Pedagógicos, com a promessa de não ser inconsequente o tempo que iriam perder no preenchimento dos longos formulários dos Inquéritos Pedagógicos da UP. Como subdiretor do Curso de Medicina do ICBAS, pedi depois a todos os professores para analisarem não só as suas pontuações e das suas disciplinas, como também os comentários deixados pelos seus alunos nesses Inquéritos Pedagógicos. O ter havido a participação de cerca de metade dos estudantes recupera credibilidade aos resultados dos Inquéritos Pedagógicos.

Continuo a não perceber a razão porque a Reitoria da UP não lidera um esforço concertado, e que tenha resultados visíveis, para aumentar a percentagem de participação dos estudantes nos Inquéritos Pedagógicos, permitindo a sua posterior utilização numa dinâmica geral de melhoria do ensino. Atribuir um prémio de excelência pedagógica é interessante como incentivo individual, mas ajuda pouco na melhoria global da qualidade do ensino em toda a UP.

A avaliação dos professores pelos estudantes é, em todas as universidades de bom “ranking” internacional, uma ferramenta essencial para o contínuo aperfeiçoamento do ensino, nossa primeira missão. Na UP isso é largamente desvalorizado. A mudança exige capacidade de iniciativa e liderança.

1 comentário:

  1. os professores têm de justificar/responder aos comentarios escritos perante alguma autoridade?

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